PRINCIPAL
HISTÓRIA
CASAMENTOS
CENTRO DE ESTUDOS
SEMINÁRIO
BIBLIOTECA
ÁUDIO
VÍDEO
ORGANIZAÇÃO
CELEBRAÇÕES
ENDEREÇOS
NOTÍCIAS
LINKS
LIVRARIA

Igreja Católica Liberal

Visite-nos no FACEBOOK!

RÁDIO
MÚSICA
SACRA


ACIONE ">" PLAY
ABAIXO PARA OUVIR

OUVIR A RÁDIO MÚSICA SACRA COM O WINDOWS MEDIA PLAYEROUVIR A RÁDIO MÚSICA SACRA COM O WINAMPOUVIR A RÁDIO MÚSICA SACRA COM O ITUNES OU QUICKTIMEOUVIR A RÁDIO MÚSICA SACRA COM O REALAUDIO PLAYER


ADQUIRA
LIVROS
DE
AUTORES
RECOMENDADOS






















eXTReMe Tracker


    A SUCESSÃO APOSTÓLICA NA IGREJA CATÓLICA LIBERAL


    A Sucessão apostólica na Igreja Católica Liberal deriva-se da Igreja Velho Católica da Holanda, denominada em certas ocasiões "Jansenista". Com peculiar hospitalidade o povo holandês forneceu santuário a muitos desafortunados Jansenistas refugiados que fugiram da França e Bélgica para escapar da perseguição jesuita. Como conseqüência, a própria Igreja Holandesa foi acusada de cumplicidade na heresia Jansenista (uma acusação da qual alega repetidamente ter se livrado), e seu arcebispo, Peter Codde, deposto em 1704. Uma tentativa de lhes impor um sucessor estrangeiro fundamentou ao clero holandês sua atitude de resistir à Roma, cuja interferência consideraram ilegítima, e desde então a igreja manteve sua posição de independência.

    Finalmente, um de seus membros foi elevado ao episcopado por um certo Bispo Varlet. Este último fora consagrado como bispo de Ascalon in partibus infidelium e coadjutor para o bispo de Babylon. Na tarde de sua consagração ele tomou ciência da morte do Bispo de Babylon, ao qual, portanto, ele sucedeu naquela Sé. Partindo em jornada desde Babylon ele cruzou a Holanda e, como um ato de caridade cristã, ministrou ali a Confirmação para algumas centenas de candidatos os quais, na ausência de um bispo, aguardavam o sacramento. Tendo incorrido em descrédito na opinião do Papa por este ato, retornou à Holanda e dedicou o resto de sua vida aquele sítio. O bispo Varlet então veio em auxílio à Igreja Holandesa e consagrou para ela, em sucessão, quatro arcebispos de Utrecht, sendo que os três primeiros desapareceram sem conferirem o episcopado. Varlet, por sua vez, fora consagrado em Paris em 1719 pelo bispo de Matignon, que por seu turno fora consagrado em 1693 pelo famoso Jacques Benine Bossuet, a "Águia de Meaux". Bossuet originou sua linhagem episcopal através do arcebispo le Tellier, filho do grande chanceler da França, e do cardeal Antônio Barberini, sobrinho do Papa Urbano VIII.

    A validade da consagração conferida pelo bispo Varlet foi, obviamente, inquestionável, e, em conseqüência, as ordens da assim chamada Igreja Jansenista Holandesa são em toda parte reconhecidas como válidas.

    Quando o Concílio Vaticano de 1870 decretou a Infalibilidade Papal, um contingente de líderes eruditos do continente europeu, encabeçados pelo Dr. von Dollinger, o mais avançado historiador eclesiástico daquele período, recusaram aceitar tão séria inovação doutrinária. Congregações independentes alinharam-se tomando o título de "Velho Católica" em distinção ao novo catolicismo de Roma, e este movimento foi capaz de assegurar a sucessão episcopal desde a Igreja Holandesa que naquele instante reuniu-se com elas. A Igreja Velho Católica é portanto uma Igreja Católica, independente de Roma, possuindo indiscutivelmente ordens válidas.


    TABELA DE SUCESSÃO DA
    IGREJA CATÓLICA LIBERAL
    1739-1916

    1. DOMINICUS MARIE VARLET.

    2. PETRUS JOHANES MEINDAARTS. Consagrado pelo bispo acima em 1739 como Arcebispo de Utrecht. O Arcebispo Meindaarts fora ordenado sacerdote por Luke Fagin, Bispo de Meath e posteriormente Arcebispo de Dublin, o qual era favorável à causa Holandesa.

    3. JOHANES van STIPHOUT. Consagrado pelo acima em 1745 como Bispo de Haarlem.

    4. GUALTERUS MICHAEL van NIEUWENHEUIZEN. Consagrado pelo acima em 1768 como Arcebispo de Utrecht.

    5. JOHANNES BROEKEMAN. Consagrado pelo acima em 1778 como Bispo de Haarlem.

    6. JOHANNES JACOBUS van RHIJN. Consagrado pelo acima em 1797 como Arcebispo de Utrecht.

    7. GIJSBERTUS CORNELIUS de JONG. Consagrado peloa cima em 1805 como Bispo de Deventer.

    8. WILLIBRORDUS van OS. Consagrado pelo acima em 1814 como Acebispo de Utrecht.

    9. JOHANNES BON. Consagrado pelo acima em 1819 como Bispo de Haarlem.

    10. JOHANNES van SANTEN. Consagrado pelo acima em 1825 como Arcebispo de Utrecht.

    11. HERMANUS HEIJKAMP. Consagrado pelo acima em 1853 como Bispo de Deventer.

    12. CASPARUS JOHANNES RINKEL. Consagrado pelo acima em 1873 como bispo de Haarlem.

    13. GERARDUS GUL. Consagrado pelo acima em 1892 como Arcebispo de Utrecht.

    14. ARNOLD HARRIS MATHEW, D.D. Consagrado pelo acima assistido por J.J. van Thiel de Haarlem, N.B.P. de Deventer e J. Demmel da Alemanha, em Utrecht em 28 de Abril de 1908, como Bispo para a Grã Bretanha e Irlanda; rompeu relações com Utrecht em 1910, eleito Arcebispo em 1911; repudiou o Catolocisimo Antigo e ofereceu submissão à Obdiência Romana em 1915, período desde o qual o movimento não teve posterior conexão com ele; faleceu em 1919. Anteriormente sacerdote nas Ordens Católico Romana. O Arcebispo Mathew, tendo consagrado vários Bispos Auxiliares (todos os quais aliaram-se com outras igrejas), consagrou os seguintes Bispos Auxiliares para assegurar sua sucessão.

    15. FREDERICK SAMUEL WILLOUGHBY, M.A. Consagrado pelo Arcebispo Mathew em Bromley em 28 de Outubro de 1914. Anteriormente sacerdote nas Ordens Anglicanas, re-ordenado condicionalmente pelo Arcebispo Mathew.

    16. RUPERT GAUNTLETT. Consagrado pelo Bispo Willoughby em Londres em 26 de Setembro de 1915. Ordenado sacerdote pelo Arcebispo Mathew. A resignação deste Bispo foi aceita pelo Sínodo Episcopal da Igreja Católica Liberal em 14 de Março de 1924.

    17. ROBERT KING. Consagrado pelo Bispo Willoughby em Londres em 26 de Setembro de 1915. Ordenado sacerdote pelo Arcebispo Matthew. Indicado Bispo Assistente na Inglaterra em 1916. Faleceu em 1954.

    18. JAMES INGALL WEDGWOOD. Doutor em Ciências pela Universidade de Paris. Consagrado como Bispo Presidente pelo Bispo Willoughby, assistido pelos Bispos King e Gauntlett, em Londres à 13 de Fevereiro de 1916. Ordenado sacerdote pelo Arcebispo Mathew em 22 de Julho de 1913 em Londres. Retirou-se do cargo de Bispo Presidente em Março de 1923. Indicado Bispo Comissionário para regiões da Europa em 1926. Faleceu em 13 de Março de 1951.

    Todos os subsequentes Bispos consagrados da Igreja Católica Liberal derivam suas ordens do Bispo Wedgwood.

    19. CHARLES WEBSTER LEADBEATER. consagrado pelo anterior, em Sydney, em 22 de julho de 1916.

    Em 6 de setembro de 1918, o Sínodo Episcopal da Igreja Velho Católica na Inglaterra, resolveu que a Igreja se chamaria, dali em diante, Igreja Católica Liberal. Desde então, o Sínodo Episcopal Geral, composto por todos os Bispos ativos, autorizou a consagração de 69 novos Bispos, alguns dos quais já falecidos.

     


    Os Bispos C.W.Leadbeater e J.I.Wedgwood

     

     

    As sucessões que tiveram, ou tem, relação direta com a Província Eclesiástica do Brasil estão enumeradas a seguir:

     

    20. IRVING STEIGLER COOPER. Nasceu em 16 de março de 1882. Foi consagrado pelo Bispo James Ingall Wedgwood em 13 de Julho de 1919, em Sydney - Austrália, assistido pelos Bispos Charles Webster Leadbeater e Julian Adriaan Mazel como Bispo Regional da Província dos Estados Unidos da América, onde foi o primeiro Bispo Regional desta Província. Faleceu em 17 de Janeiro de 1935.

    ALEIXO ALVES DE SOUZA. Primeiro Sacerdote Brasileiro e que introduziu a Igreja Católica Liberal no Brasil a partir de sua ordenação em 1926, na Holanda. Faleceu em 1970.

    21. CHARLES HAMPTON. Nasceu em 23 de dezembro de 1886. Foi consagrado pelo Bispo Irving Steigler Cooper em 13 de setembro de 1931, em Los Angeles - EUA, assistido pelos Bispos George Sydney Arundale e Ray Wardall como Bispo Auxiliar da Província dos Estados Unidos da América e Indicado como Bispo Regional - o segundo, da mesma Província em 1935. Faleceu em 7 de abril de 1958.

    22. JOHN THEODORE EKLUND. Nasceu em 9 de novembro de 1875. Foi consagrado pelo Bispo anterior em 2 de Julho de 1939, em Los Angeles - EUA, assistido pelos Bispos Ray Marshall Wardall e Buenaventura Jimenez como Bispo Auxiliar da Província dos Estados Unidos da América e Indicado como Bispo Regional - o terceiro, da mesma Província em 1943. Faleceu em 13 de outubro de 1948.

    22. NEWTON ARNOLD DAHL. Nasceu em 20 de janeiro de 1894. Foi consagrado pelo Bispo anterior em 8 de Junho de 1947, em Minneapolis - EUA, assistido pelos Bispos Buenaventura Jimenez e Ernest Whitfield Jackson como Bispo Auxiliar da Província dos Estados Unidos da América e Indicado como Bispo Regional - o quarto, da mesma Província em 1949. Faleceu em 14 de novembro de 1977.

    23. GERRIT MUNNIK. Nasceu em 10 de fevereiro de 1906. Consagrado pelo Bispo acima em 20 de Março de 1971, em Ojai - Californi - EUA, assistido pelos Bispos Walter James Zollinger, William Henderson Pitkin e Sten Herman Philip von Krusenstierna como Bispo Auxiliar da Província dos Estados Unidos da América e Indicado como Bispo Regional, da mesma Província em 22 de março de 1974. Indicado como Bispo Comissário da Diocese do Brasil em 6 de dezembro de 1981, reindicado em 10 de fevereiro de 1985. Faleceu em 12 de agosto de 1992.

    24. LAWRENCE J. SMITH. Nasceu em 9 de maio de 1924. Foi consagrado pelo Bispo anterior em 17 de Julho de 1982, em Chicago - EUA, assistido pelos Bispos Raja Watson, Victor Neuman, Robert McGinnis e Maurice Warnon como Bispo Auxiliar da Província dos Estados Unidos da América e Eleito para Bispo Regional, da mesma Província, de 10 de fevereiro de 1985 à 9 de maio de 1999. Até essa época a Província do Brasil esteve sob a orientação de Bispos Comissários, de outras províncias, designados para esse fim.

    25. RENE VENTURA SALLES. Nasceu em 18 de abril de 1913. Foi consagrado pelo Bispo Gerrit Munnik, em 12 de Agosto de 1984, em Itapecerica da Serra, SP, Brasil, como primeiro Bispo Diocesano da Província do Brasil. Faleceu em 23 de dezembro de 1991.

    26. JOSÉ CACAIS GONÇALVES. Nasceu em 23 de setembro de 1920. Foi consagrado pelo Bispo Lawrence J. Smith, em 27 de Novembro de 1988, em em Itapecerica da Serra / São Paulo - Brasil, como Bispo Auxiliar para o Brasil e foi indicado como Bispo Regional - o segundo, da mesma Província, em 20 de outubro de 1991. Faleceu em 19 de agosto de 1999.

    Desde o ano de 2000 estamos sob a orientação do Bispo Comissário para a Província do Brasil, Dom Miguel Angel Batet.

    26. MIGUEL ANGEL BATET. Nasceu em 6 de agosto de 1946. Foi consagrado pelo Bispo Gerrit Munnik em 19 de agosto de 1984, em Rosário - Argentina, assistido pelo Bispo Ernesto José Garcia Fanlo, como Bispo Auxiliar da Província da Argentina e indicado como Bispo Regional, da mesma Província, e Bispo Comissário para a Espanha e Brasil.

    27. MARCELO PEREIRA REZENDE DA SILVA.  Consagrado Bispo pelo Monsenhor Miguel Angel Batet e Monsenhor Arnoldo Salzman em  30/11/2008, na cidade Itapecirica da Serra, estado de São Paulo, Brasil, e indicado como Bispo Auxiliar desta Província.

    28. RICARDO LINDEMANN.  Consagrado Bispo pelo Monsenhor Miguel Angel Batet e Monsenhor Arnoldo Salzman em  30/11/2008, na cidade Itapecirica da Serra, estado de São Paulo, Brasil, e indicado como Bispo Auxiliar desta Província.
     

    ---===*===---
    Traduzido ao português pelo Rev.Pe. Osmar de Carvalho, sob os auspícios do Bispo Regional da Província do Brasil, Dom José Cacais Gonçalves, em 15 de dezembro de 1996. Revisado e extendido em julho de 2006 pelo Rev.Marcelo Pereira Rezende, em janeiro de 2009 pelo Rev.Pe.Osmar de Carvalho.