Igreja Católica Liberal
Província do Brasil
ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
dommarcelo

NATAL

2016


Carta Pastoral de Natal


Aos membros do clero, e aos queridos Irmãos de nossa Província

Que a Paz de Nosso Senhor O Cristo seja convosco.

Após nossas últimas quatro semanas do Advento, início de nosso ano litúrgico, e de preparação para que Deus possa se fazer presente entre nós, é chegada a hora da celebração de seu nascimento, é chegado o Natal!

No Natal de Nosso Senhor somos chamados a comemorar o “verbo que se fez carne, e habitou entre nós” (João 1:14) e assim somos remetidos ao tempo de seu nascimento em Belém na Galileia. A importância desta revelação, cuja data nos é desconhecida, acabou por ser festejada em coincidência com um momento muito especial de nosso planeta: o solstício de inverno no hemisfério norte e o periélio da órbita de nossa Terra, dois momentos muito especiais e simbólicos, o primeiro que marca a vitória da luz sobre as trevas e é perceptível pela maior duração dos dias sobre a duração das noites e o segundo que marca o ponto de maior proximidade de nossa casa, a Terra, com o Sol, fonte de toda vida que nos cerca. A vitória da Luz sobre as trevas e a proximidade com a fonte da Vida é muito apropriada como alegoria ao nascimento do Cristo. Da mesma forma como estes eventos cósmicos, já aconteciam muito antes da manifestação de Nosso Senhor, e ainda hoje se repetem, continuarão a se repetir por muito tempo; e de forma similar, Santo Agostinho teve a percepção que: “A idêntica coisa que agora chamamos Religião Cristã, existiu entre os antigos e nunca faltou desde o começo da raça humana, até quando da vinda de Cristo em carne, quando a verdadeira religião que já existia, começou a chamar-se Fé Cristã”, e que entendo continuará a se repetir até a Salvação do último homem.

Isso tudo nos faz refletir sobre a intemporalidade desses acontecimentos, e da possibilidade desta rememoração se transformar no revivenciamento destes Mistérios; não no passado, mas hoje; não em Belém, mas em nós; e assim, Cristo possa renascer entre nós para a glória de Deus e que sua presença seja a mais pura realidade em nossas vidas. Afinal, “...Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1:27).

Um dos Bispos Fundadores de nossa denominação, o Reverendíssimo Monsenhor Charles Webster Leadbeater, em um texto sobre o Natal, extraído de seu livro “O Lado Oculto dos Festivais Cristãos” nos indica que:

“Não devemos esquecer que a vinda de Cristo tem outro aspecto: sua manifestação no coração de cada indivíduo, o desenvolvimento do princípio do Cristo dentro de nós. Existe um grande e glorioso mistério em tudo isto: que, entre a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade e o grande Mestre do Mundo existe um maravilhoso relacionamento, bem como entre estes e o Princípio Crístico no homem; que muitas vezes damos o nome de Intuição. Mas isso significa muito mais do que a simples intuição; isso significa a Sabedoria que sabe, não através de um processo de raciocínio, mas sabe através de uma certeza interior. Cada homem deve desenvolver esta Intuição, pois o princípio Crístico que está em cada um de nós pode despertar, e está sendo despertado em nós, mesmo agora, e na medida em que ela se desenvolve, percebemos a verdadeira fraternidade entre os homens, porque percebemos a Paternidade de Deus. ”

Que o espírito natalino possa despertar a Intuição do Cristo que vive em nós e que em humildade possamos permitir a graça de seu nascimento, na manjedoura de nossos corações, afim de levarmos a fraternidade a todos os que nos rodeiam.

“Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na Terra às pessoas que recebem a sua graça! ” (Lucas 2:14)

Esses são os meus mais sinceros votos de um Feliz Natal a todos os nossos Irmãos.


Fraternalmente em Cristo

Natal do ano de Nosso Senhor de 2016

Reverendíssimo Monsenhor Dom Marcelo Rezende
Arcebispo da Província Eclesiástica do Brasil






ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
© 2024 - IGREJA CATÓLICA LIBERAL
E-mail: igreja@catolicaliberal.com.br
WhatsApp(11)99608-1994
R.Mituto Mizumoto, 301, Liberdade
São Paulo/SP - 01513-040
Missas aos domingos 10:30h.

eXTReMe Tracker