Igreja Católica Liberal
Província do Brasil
ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
dommarcelo

CARTA PASTORAL

NATAL - 2021

Aos membros do clero,
e aos queridos Irmãos de nossa Província

Que a Paz de Nosso Senhor O Cristo seja convosco.
E um Feliz Natal a todos!

Celebremos... celebremos a vida que nos permite a felicidade da realização espiritual, celebremos o natalício daquele que realizou sobre a terra o Amor e a unidade com o Pai, celebremos a possibilidade de Cristo em nós, como nossa esperança de glória.

Nessa época de tantas tribulações, dificuldades e doenças, mais do que nunca se faz necessário celebrarmos àquele que é a maior expressão do Amor, que é o Senhor dos Anjos e dos Homens, o Cristo. Amor é a força que nos conduz a unidade, a Deus, à Paz e à bem-aventurança. Então celebremos essa unidade juntos, com nossa família, nossos amigos, nossos irmãos.

O Natal é a celebração do nascimento da Luz que pode conduzir a humanidade à salvação; salvar-se é libertar-se das amarras que nos arrastam a todo tipo de sofrimento; sofrimento é tudo aquilo que nos aprisiona e nos faz escravos, sejam coisas, sentimentos ou ideias. Portanto, deixemos para trás todos nossos preconceitos, deixemos para trás todas nossas mágoas, deixemos para trás todas as coisas materiais, que tenhamos ou não ganhados neste Natal, e celebremos a esperança da graça da salvação, e da paz advinda da verdadeira liberdade. Somente assim esta Luz poderá nascer em nossos corações, pois, “Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti, tua alma ficará perdida.” (Pe. Ângelus Silesius, 1621-1677)

Porque “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mateus 18,20)? Não pensem que é por causa da existência de “dois ou três” e sim por causa do “reunidos”. Reunidos significa que já não estão mais separados, reunidos significa que são novamente um só, e onde está a unidade ali também está o Cristo, o Consolador, o Eterno. Portanto, ser Cristão é ser o veículo do Amor de Cristo que nos une, e nos conduz de volta a morada do Pai, que é o paraíso da origem, que é a unidade de todas as coisas. Todo àquele que é a expressão da concórdia é verdadeiramente Cristão, mesmo que nunca tenha ouvido falar de Jesus, pois sem nome e sem rótulo permitiu que a verdadeira Luz do Amor se expressasse através dele.

Assim, especialmente na celebração do Natalício da maior expressão do Amor, pratiquemos a fraternidade, o reconhecimento da nossa origem comum, o respeito pelo nosso próximo, que tudo o que nos une e nos aproxima possa ser sempre mais forte do que aquilo que aparentemente nos separa, que a manjedoura de nosso coração possa estar repleta das dádivas espirituais para podermos distribuí-las onde quer que estejamos.

“Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na Terra às pessoas que recebem a sua graça ! ” (Lucas 2:14) Que a Luz nascida pelo Mistério do Natal brilhe continuamente em nós para que possamos iluminar o mundo, são os nossos mais sinceros votos para um próspero 2022 !

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco,
E que seu Amor nos mantenha sempre unidos.


Fraternalmente em Cristo

Natal do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2021

Reverendíssimo Monsenhor Dom Marcelo Rezende
Arcebispo da Província Eclesiástica do Brasil



ICL Biografias Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
© 2022 - IGREJA CATÓLICA LIBERAL
E-mail: [email protected]
WhatsApp(11)99608-1994
R.Mituto Mizumoto, 301, Liberdade, São Paulo/SP
Missas aos domingos 10:30h.

eXTReMe Tracker