Igreja Católica Liberal
Província do Brasil
ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
dommarcelo

CARTA PASTORAL

NATAL - 2019

Aos membros do clero, e aos queridos Irmãos de nossa Província:


Que a Paz de Nosso Senhor O Cristo seja convosco.

Eis que chegamos ao Natal, rememoração e esperança, do Salvador e daSalvação. Nesta época do ano nossa alma sempre se regozija com o sublime Mistério do nascimento de nosso Salvador, pois nossa alma sabe que seu nascimento representa nossa esperança de glória, não tão somente por aquele que nasceu numa manjedoura em Nazaré, mas pelo Cristo que deve nascer em nossos corações. Pois, “todos nós, com rosto desvelado, refletimos como um espelho a glória do Senhor, e vamos nos transformando nesta mesma imagem, cada vez mais gloriosos: assim atua o Senhor, que é Espírito.” (2 Coríntios 3:18)

Mas como poderemos atingir “o estado de homem perfeito, à plena estatura e plenitude de Cristo” (Efésios 4:13)?

Acredito que podemos encontrar uma boa proposta no período preparatório que acabamos de passar, o período do Advento. O Advento é a primeira grande festa do ano Eclesiástico, e, este é o período dedicado à preparação do nascimento de Nosso Senhor Jesus, o Cristo. Nesse período nossa atenção esteve voltada para quatro grandes temas, a intenção de cada um dos domingos celebrados: o Discernimento, o Auto esquecimento, o Amor e a Reta Ação.

O Discernimento nos prepara para a direção que devemos tomar, nos indica o caminho que conduz à Deus, pois “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1 Coríntios 2:14,15)

O Auto esquecimento é o desapego natural advindo do discernimento, nos lembra que nossa verdadeira natureza está muito além do que conhecemos e nos sentimos atraídos, “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e aos bens materiais.” (Mateus 6:24)

O Amor é a consequência do desenvolvimento dos dois estágios anteriores, é o resultado de nos tornamos verdadeiramente cristãos e seguirmos o mandamento de nosso Mestre: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. ... e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37-40)

A Reta Ação é a prática almejada ao Cristão, “não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:18-20). E esta é a coroação desta primeira etapa de preparação, também chamada de segundo nascimento do homem, “...aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3), ou o primeiro nascimento espiritual, ou ainda a primeira grande iniciação, simbolizada no nascimento da Luz entre os homens, o nascimento do Cristo.

“Deus quem muitas vezes e de muitas maneiras, em outros tempos, falou aos nossos pais por meio dos profetas, a nós fala-nos nestes últimos dias por meio de seu Filho,” (Hebreus 1:1)

Então, ao seguirmos o testemunho do Deus que se faz homem, poderemos, como na parábola do filho pródigo, retornarmos ao seio da casa do Pai, e, vencendo a morte voltarmos ao paraíso de sua presença, e sermos uno com Ele. E como diz Santo Agostinho em seu sermão 13 que: “Quis (Cristo) nascer hoje no tempo para levar-nos até à eternidade do Pai. Deus fez-se homem para que o homem se fizesse Deus...”.

Recordemos o dito do Padre Ângelus Silesius (1624-1677): “Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti, tua alma ficará perdida.”

Portanto deixemos o Natal entrar em nossos corações e tentemos sentir o que os anjos cantaram em Belém: “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na Terra às pessoas que recebem a sua graça!” (Lucas 2:14)

Que a Luz nascida pelo Mistério do Natal brilhe continuamente em nós para que possamos iluminar o mundo, são os nossos mais sinceros votos para um próspero 2020!

Fraternalmente em Cristo
Reverendíssimo Monsenhor Dom Marcelo Rezende
Arcebispo da Província Eclesiástica do Brasil



ICL Biblioteca Biografias Casamentos Celebrações Clero Notícias
© 2024 - IGREJA CATÓLICA LIBERAL
E-mail: igreja@catolicaliberal.com.br
WhatsApp(11)99608-1994
R.Mituto Mizumoto, 301, Liberdade
São Paulo/SP - 01513-040
Missas aos domingos 10:30h.

eXTReMe Tracker